A Escola Santo Antônio em Valença começa com a chegada do Padre Raimundo Nonato de Oliveira Marques em 1946, o qual encontrou a cidade sem uma escola de ensino secundário.
Em 1949, com o apoio da comunidade e do Professor Madeira, foi criado o Ginásio Santo Antônio, marco importante para a educação local. Inicialmente, o ginásio funcionou em um grupo escolar (Cônego Acylino) e em casas alugadas. Mas o Ginásio Santo Antônio, foi definitivamente criado no dia 11 de março de 1950, considerado um marco importante para o progresso cultural do povo valenciano. A construção de um prédio próprio foi iniciada somente nem 1962.
Em 1964 deu-se início à formação das primeiras gerações de pequenos cidadãos, com a criação do Jardim de Infância Mãe do Céu.
Ao longo dos anos, o ginásio evoluiu, criando a Escola Normal Santo Antonio em 1966 e a Escola Técnica de Comércio em 1969, expandindo ainda mais sua atuação educacional.
Em 09 de março de 1979, a escola passou por uma importante transformação, tornando-se uma instituição pública, garantindo assim a continuidade da educação para todos.
Em 1994, o Colégio Santo Antônio teve a honra de ser a primeira sede da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) na cidade de Valença, com a oferta dos cursos de Licenciatura Curta em Letras/Português e Licenciatura Curta em Ciências Biológicas.
Em 2009 a escola passou a funcionar como Centro de Educação Profissional Santo Antonio, na época a escola ofereceu uma ampla gama de cursos profissionais para preparar nossos alunos para o mercado de trabalho, com a oferta dos cursos: Técnico em Enfermagem, Técnico em Agente Comunitário de Saúde – ACS, Técnico em Administração, Técnico em Serviços Jurídicos, Técnico em Manutenção e Suporte, Técnico em Comércio e Técnico em Informática e Secretariado (concomitante).
Hoje, transformado em Centro Estadual de Tempo Integral Santo Antônio, a escola faz parte da Rede Estadual de Ensino e oferece Cursos Técnicos e de Ensino Médio.